SIGA-NOS NO FACEBOOK

terça-feira, 24 de abril de 2018

GOVERNO MUNICIPAL NÃO PAGA EXAMES E RESULTADOS NÃO SÃO ENTREGUES A MULHERES QUE FIZERAM MAMOGRAFIAS A SEIS MESES.


A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Nos dias 30 e 31 de outubro do ano passado a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o projeto “Divas da Mama”, desenvolvido por uma empresa de equipamentos e serviços médicos, disponibilizou exames de mamografia para pacientes da rede pública municipal.
As interessadas foram selecionadas a partir de encaminhamento dos Postos de Saúde da Família. Através do projeto, os exames eram realizados dentro de um veículo adaptado e equipado com mamógrafo, que ficou estacionado em frente à Secretaria Municipal da Saúde durante dois dias.
Os exames seriam custeados pelo município. Quase seis meses depois, as mulheres que se submeteram à mamografia ainda não receberam o resultado. Na última sexta-feira, dia 20, a senhora Zulmira de Sousa Pinto, moradora do Sítio Ipú, esteve no departamento de jornalismo da rádio Atitude FM para reclamar que, ao ligar para a empresa responsável pela realização dos exames, foi informada de que a análises somente serão disponibilizadas depois que a Prefeitura pagasse pelos serviços prestados. O repórter Mário Almeida, da rádio Atitude FM, entrou em contato com a empresa e obteve a mesma informação. Segundo uma funcionária que o atendeu via telefone, a última data agendada pelo município para que o pagamento fosse efetuado foi dia 06 de março, mas o prazo não foi cumprido. Segundo a funcionária da empresa, cem mamografias foram realizadas em Itapajé no período citado. O mesmo serviço foi oferecido pelo Projeto “Divas da Mama” em outros municípios do interior e, segundo nossa reportagem pesquisou na internet, o valor cobrado por cada exame do tipo é de cerca de R$ 70. Desde a última sexta-feira, dia 20, o repórter Mário Almeida tenta contato com o secretário municipal David Faustino, mas até a postagem desta matéria as mensagens via Whatsapp e ligações telefônicas não haviam tido retorno. As mamografias realizadas através do projeto “Divas da Mama” eram parte das ações do Outubro Rosa. O telefone da empresa responsável pela realização dos exames é a LEALMED TEC ENG. HOSPITALAR, que tem sede em Maranguape. O telefone de contato é (85) 3369-9816.
FONTE: Mardem Lopes